sexta-feira, 20 de março de 2009

ecolocalização dos golfinhos

O Golfinho possui o extradiónario sentido da ecolocalização , trata-se de um sistema acústico que lhe permita obter informações sobre outros animais e o ambiente , pois consegue produzir sons de alta frequência ou altrasônicos , na faixa de 150 khz sob a forma de " clicks " ou estalidos . Esses sons são gerados pelo ar inspirado e expirado através de um órgão existente no alto da cabeça , os sacos nasais ou áereos . Os sons são provavelmente controlados , emplificados e enviados à frente através de uma ampola cheia de óleo situada na nuca ou testa, o Melão, que dirige as ondas sonoras em feixe à frente, para o ambiente aquático . Esse ambiente favorece muito esse sentido, pois o som se propaga na água cinco vezes mais rápido do que no ar. A freqüência desses estalidos é mais alta que a dos sons usados para comunicações e é diferente para cada espécie.Quando o som atinge um objeto ou presa, parte é refletida de volta na forma de eco e é captado por um grande órgão adiposo ou tecido especial no seu maxilar inferior ou mandíbula, sendo os sons transmitidos ao ouvido interno ou médio e daí para o cérebro. Grande parte do cérebro está envolvida no processamento e na interpretação dessas informações acústicas geradas pela ecolocalização.
Assim que o eco é recebido, o golfinho gera outro estalido. Quanto mais perto está do objeto que examina, mais rápido é o eco e com mais freqüência os estalidos são emitidos. O lapso temporal entre os estalidos permite ao golfinho identificar a distância que o separa do objeto ou presa em movimento. Pela continuidade deste processo, o golfinho consegue segui-los, sendo capaz de o fazer num ambiente com ruídos, de assobiar e ecoar ao mesmo tempo e pode ecoar diferentes objetos simultaneamente.
A ecolocalização dos golfinhos, além de permitir saber a distancia do objeto e se o mesmo está em movimento ou não, permite saber a textura, a densidade e o tamanho do objeto ou presa. Esses fatores tornam a ecolocalização do golfinho muito superior a qualquer
sonar eletrônico inventado pelo ser humano.A temperatura dele varia com a da água 28 a 30°C.

Sem comentários:

Enviar um comentário