sexta-feira, 20 de março de 2009

golfinho - comum

O Golfinho-Comum é o cetáceo mais comum ao longo das costas Portuguesas, incluindo a Madeira e os Açores. Nos Açores são vistos durante todo o ano, sendo uma das espécies mais comuns. Em grande parte dos avistamentos feitos durante a Primavera e o Verão, tem sido constatada a presença de crias.

Tamanho
- Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas, medindo respectivamente 2,6 m e 2,3 m. O seu peso varia entre 75 a 85 kg, mas há registos até 135 Kg.
Alimentação
- Peixes (preferencialmente sardinha), cefalópodes (polvos, lulas e chocos) e camarões.
Distribuição
- Águas tropicais e temperadas de todos os oceanos - evitando águas com menos de 10°C. - , inclusive em mares interiores, como o Mediterrâneo (o que o transformou no golfinho representado na mitologia grega), o Mar Vermelho e o Mar Negro.
Habitat
- É encontrado tanto em águas costeiras como em oceânicas, principalmente em regiões onde o relevo de fundo é bem acidentado. É comum a presença desta espécie próximo a borda da plataforma continental. Usualmente encontrado em locais onde a temperatura da superfície da água é de 10º a 28ºC.
Reprodução
- A maturidade sexual ocorre pouco antes dos 3 anos de idade, e a época de reprodução coincide com a Primavera e o Outono. Os períodos entre um acasalamento e outro variam em pouco mais de 1 ano.
O período de gestação vai de 10 a 11 meses, após o que nasce uma cria com cerca de 80 cm. As crias só se tornam independentes com 1 ano de idade.
Estado Actual
- Não globalmente ameaçado. Contudo, está em perigo de extinção no Mar Negro, Mediterrâneo e Pacífico Leste Tropical.
Capturas acidentais em redes de pesca, capturas intencionais, poluição dos oceanos e distúrbios humanos são as principais ameaças a que estão sujeitos. Os maiores massacres provavelmente já sofridos por esta espécie ocorreram no Mar Negro, quando as companhias de pesca russas e turcas capturavam deliberadamente mais de 100 mil animais por ano. Com o passar do tempo, esta população foi declinando e a captura foi diminuindo, até que os dois países interromperam a caça em 1988.

Classificação
Reino - Animalia
Filo - Chordata
SubFilo - Vertebrata
Classe - Mammalia
Ordem - Cetacea
Familia - Delphinidae
Subfamília - Delphininae
Género - Delphinus
Espécie - Delphis

1 comentário: