sexta-feira, 20 de março de 2009

o mito dos golfinhos

O sentimento de parentesco entre humanos e golfinhos vem desde a milhares de anos atrás. Os cidadãos da Grécia Antiga honoravam os golfinhos como Deuses, e mantinham um santuário do que eles consideravam ser o Deus Golfinho. Os Maori do Pacifico Sul, tinham em conta os golfinhos como mensageiros dos Deuses.
Estas e outras culturas celebravam rituais divinos que viam estar adjacentes aos golfinhos. Actualmente, estes mamiferos, ja não se encontram elevados ao estado de Deuses, mas para muitas pessoas são considerados como "os humanos do mar". Alguns aquários contribuem para este ponto de vista, promovendo os seus golfinhos como personalidades. Também o cinema, a televisão e a ficção ciêntifica contribuem para o mesmo.
* Mas são os golfinhos super-inteligentes?
Apesar dos cérebros dos golfinhos variarem de tamanho de espécie para espécie, são relativamente grandes. Contudo o tamanho do cérebro em nada revela a natureza da inteligência.
* Então para que usam os golfinhos o tamanho do cérebro?
Alguns investigadores sugerem que o facto do cérebro ser tão grande é necessário para o "sonar" e o processamento do som destes mamiferos. Outros afirmam que o nivel de inteligencia dos golfinhos encontra-se entre o de um cão e o de um chimpazé.
E a resposta certa é... não sabemos. Assim como a inteligência humana se adapta às nossas necessidades, a inteligência dos golfinhos adapta-se às suas necessidades.
* Então, o que sabemos ao certo sobre os golfinhos?
Actualmente a investigação junto dos golfinhos selvagens, revela apenas que eles são curiosos e aparentemente sociáveis. A Roma Antiga contava histórias de rapazinhos que montavam golfinhos, o que é provavelmente verdade, nos ultimos anos, tanto crianças como adultos têm montado golfinhos ao longo das costas dos Estados Unidos, Irlanda, França, Espanha, Jugoslávia, Austrália e Inglaterra.
Conhecem-se também casos de golfinhos que tem salvo vitimas de afogamento. Contudo existem vários documentos de casos de golfinhos que puxam as pessoas para fora da zona de seguranca e que os mantêm debaixo de água.
Não é conhecido nenhum golfinho selvagem que tenha morto uma pessoa, contudo os golfinhos são fortes e animais independentes que devem ser sempre respeitados.
Em vez de lhes confiarmos o titulo de personalidades humanas ou o estatuto de deuses, devemos apreciar a sua independência e liberdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário